19/06/2017

Uma carta para todos aqueles que ainda tem pais vivos.


Prestem atenção todos vocês que tem pais e mães vivos. Prestem atenção e guardem o que vou dizer. Talvez vocês não entendam a profundidade dessas palavras agora, mas se as seguirem, quando as entender, não será tarde demais.

Na Bíblia diz sem rodeios " honre teu pai e tua mãe" (Êxodo 20.12). Mas se não acredita na Bíblia então no que uma garota sem pai diz:

Ame, honre, aproveite, obedeça, elogie, abrace, converse, olhe por longos minutos, escute, presenteie, faça surpresas... Ame e honre seus pais enquanto são vivos. Eles são anjos e presentes dos céus para nós, filhos. Eles são tesouros maiores que bens ou namorados(as), status... Nossos pais e nossas mães são aqueles responsáveis por estarmos aqui hoje. Seja biológico ou não, ame seu pai e sua mãe.

Deixe que eles saibam que você reconhece as noites em claro, o esforço para vencer o cansaço e dedicar tempo para cuidar de você. Deixe que eles vejam que você fez algo por eles. Mostre que não tem vergonha de estar com eles, faça com que se sintam importantes porque eles são mesmo, e você precisa perceber isso agora!

Valorize a marmita que sua mãe sempre fez pra você ou o lanche que você levava para a escola, valorize as roupas lavadas e as vezes até dobradas que "aparecem" na sua cama para guardar. Valorize as várias ligações durante o dia para saber como e onde está; não reclame delas, saboreie-as. Valorize o cuidado em te limpar ou desamassar alguma parte de sua roupa, as perguntas sobre se está esquecendo disso, daquilo ou aquilo outro. Valorize até mesmo as perguntas sobre tecnologia que você já cansou de explicar, se quer saber, as vezes, é só uma desculpa para estar mais perto de você e ouvir sua voz dando atenção a ela!

Valorize a "chatice" do seu pai em relação a deixar ou não você namorar ou ir para algum lugar. Valorize a mesada que ele te da ou as condições para se recebe-la. Valorize os passeios , as idas aos jogos ou os momentos de umas partidas de qualquer coisa. Valorize as vezes que ele te chama para aprender a pagar contas, aprender a trocar óleo, bateria ou pneu do carro. Valorize cada momento que te cobra responsabilidade sobre determinado assunto ou situação, se não percebeu, ele está te preparando para que você se torne capaz de um dia viver sem ele.


Valorize cada respirar de seu pai e sua mãe.

Quando eles te irritarem, brigarem com você ou quando você preferir sair de casa e deixar de falar com eles, conte até 100 e depois consulte sua memória. Lembre de tudo que eles fizeram por você, no fundo eles te amam. Seja seu pai e mãe biológicos ou não, eles que te alimentaram, te protegeram e te amaram do melhor jeito que puderam. Você perceberá que sentirá falta deles, das histórias, das conversas, até dos puxões de orelha.

Apenas aproveite  e construa memórias gostosas para te fazer sorrir quando não tive-los mais, caso contrário será uma dor duplicada, difícil de amenizar. Falo sabendo do que falo. Se não fossem os momentos aproveitados, as memórias bonitas com meu pai, a saudade que sinto até hoje, não seriam ameninadas. O que me conforta é saber que era amada por ele e que eu o amei. Poderia ter amado mais, sim. Mas sei que deixei que ele soubesse o que era importante pra mim.

Sabendo de tudo isso, faço o melhor por minha mãe, afinal, ainda a tenho e parece que a amo muito mais a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário