23/07/2014

These Songs Saved My Life

     Ah, a música... Sou completamente apaixonada por ela, mas sirvo apenas para amá-la e ouvi-la. Não sei cantar, não entendo muito bem de cifras muito menos de partitura e no mínimo o que posso arriscar e dançá-la. Mas sei ouvi-la e aprecia-la muito bem! E como gosto disso. Acredito que muita, mas muita gente pode dar a mão pra mim nesse pensamento!
    Quando eu estava num estágio mais crítico da minha vida, eu ouvia músicas para não me sentir sozinha. Eu sabia que todas aquelas músicas para terem sido compostas de tal forma que eu me identificasse, alguém precisou passar por algo parecido com o que eu estava passando. Elas me faziam esquecer as dificuldades que eu tinha que enfrentar, eu colocava meus fones de ouvido, fechava os olhos e apenas deixava ela me absorver. E se fosse uma música agitada, eu não me importava tanto assim com o que ela queria dizer. Era animado e qualquer que fosse a letra, me convidava a festejar, a aproveitar a vida e coisas do tipo. Eu tinha que ficar feliz. Então dependendo do meu estado de espírito eu ligava a música e quebrava tudo, mandava vê, me envolvia com garra nelas!
     Mas chegou uma hora que eu parei pra pensar: Eu contava nos dedos as músicas que realmente me faziam bem! Quero dizer, todas me deixam bem, mas era só enquanto as ouvia; Eu teria que ficar ouvindo-as repetidas vezes pra me sentir bem? Tô fora! Eu enjoaria dela fácil - e enjoar de uma música que você já gostou de mais...? Pra mim é o fim, acho horrível! Então por que não passavam de dez, o número de músicas da minha enorme playlist, que realmente eram interessantes? Porque a maior
ia delas, eram apenas palavras com ritmo. Elas podiam até ter uma boa letra e um bom rítmo, podiam até falar exatamente sobre o que eu estava passando, mas não falavam o que eu podia fazer pra mudar! Não falavam o porque tudo ia melhorar. Talvez até me dessem esse tipo de resposta, mas eu não conseguia me sentir preenchida, em paz...
   Uma vez, ouvi alguém dizer uma frase de um filósofo, e depois eu mesma a vi sendo compartilhada nas redes sociais. A frase é de Blaiser Pacal e diz "Há um vazio no formato de Deus no coração de todo homem" e hoje, pesquisando sobre ele, descubro que ele também disse "E assim é o ser humano, tão vazio que se preenche com qualquer coisa, por mais insignificante que seja." Não sei o que pensam, mas eu acredito que uma frase completa a outra. Ficou claro pra mim que as músicas ajudavam até onde elas podiam, mas nunca iriam me dar o que eu precisava.
     Eu não tinha nada a perder se procurasse por músicas cristãs e tentasse escutá-las mais vezes. É claro que pra minha idade, eu ja pensei logo "Todas são chatas. Não vou encontrar músicas que falem de Deus no rítmo que eu gosto." Mas eu tentei e procurei, pelo menos não poderiam dizer que não tinha tentado, caso não encontrasse, e pra minha surpresa, achei mais do que eu esperava! Rock, emocore, pop e todos os outros estilos que me agradam. Então dei uma chance pras letras. Se elas não fizessem efeito em mim, eu desistiria. Fui olhando umas três ou quatro letras de músicas de cada artista ou banda que tinha descoberto e pra minha surpresa, simplesmente me encontrei em todas elas, com o diferencial que não só ficava emocionada por ter encontrado músicas boas no meio evangélico, do qual eu desdenhava um pouco, como também eu sentia que elas queriam dizer muito além do que aquelas frases e não sei explicar como, mas me davam um ânimo muito mais profundo do que as músicas que ouvia antes.
   Em especial, as músicas da Britt Nicole, me fizeram repensar sobre minha vida, afinal todas elas pareciam falar de mim e não só isso, mas também me mostrar o caminho que deveria tomar. Foi assim que encontrei sentido na minha vida e decidi acreditar de verdade em Deus.
    É claro que não deixei de ouvir músicas seculares, acho que nunca farei isso, mas é como eu disse antes: Conto elas nos dedos, na verdade, acho que só escuto uma banda secular: Simple Plan. O resto pra mim, são apenas músicas de fundo, sabe?! Rs
    Não foi exatamente essas músicas que salvaram minha vida, mas foi através delas que encontrei Aquele que salvou minha vida: Jesus e por causa dEle achei também o preenchimento que faltava em mim, como Blaise já tinha dito a muito tempo atrás: Deus!

Quer saber que músicas foram essas? Clica nesses links e ouça e veja a letra você mesmo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário